Saúde

“Criança + Segura” vence Orçamento Partilhado do Centro Hospitalar de Leiria

28 jun 2022 13:00

Projecto visa a instalação de uma central de monitorização na Urgência Pediátrica, com capacidade para visualizar sinais vitais de cinco utentes em simultâneo.

crianca-segura-vence-orcamento-partilhado-do-centro-hospitalar-de-leiria
Representantes dos quatro projectos que concorreram à edição deste ano do Orçamento Partilhado do CHL

Apresentada pelo enfermeiro Gonçalo Pereira, a proposta visa a instalação de uma central de monitorização no balcão de enfermagem na Urgência Pediátrica do Hospital de Santo André, em Leiria, com capacidade para visualizar os sinais vitais de cinco utentes em simultâneo.

O projecto, orçado em 15 mil euros, prevê também a aquisição de um monitor de parâmetros vitais “a adicionar aos quatro já existentes no serviço e que possibilitam a ligação remota à central”, explica uma nota de imprensa da instituição de saúde

Nesta quarta edição, o Orçamento Partilhado do CHL contou com a quatro ideias a concurso, que disputaram os 20 mil euros disponibilizados pela instituição para a implementação do projecto vencedor.

O segundo lugar do pódio foi ocupado pela candidatura “Bicibox – Mobilidade Sustentável no CHL”, do técnico de diagnóstico e terapêutica Tiago Teixeira, que propunha a aquisição de uma estrutura metálica com código de acesso e estacionamento de duplo nível, com capacidade para 12 bicicletas, para utilização pelos profissionais do CHL.

O projeto "Happy Feet”, da enfermeira Ana Gouveia, propunha a criação de um gabinete para a promoção da felicidade organizacional e bem-estar dos colaboradores e utentes do CHL. A quarta candidatura, feira pelo médico Alexandre Antunes, intitulava-se “Dá crédito à Reabilitação Cardíaca acreditada”, e preconizava o reforço dos equipamentos do ginásio da reabilitação cardíaca, para exercício aeróbio e fortalecimento muscular, de forma a incluir mais doentes em cada sessão.

Já na sua quarta edição, o programa “Nós também participamos – Orçamento Partilhado do CHL” pretende “dar voz aos colaboradores, incentivando-os a participar activamente na tomada de decisões dentro da instituição, valorizando as suas ideias e contributos”.

A iniciativa partiu do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem, “de imediato” apoiada pelo Conselho de Administração, que disponibilizou 20 mil euros mais IVA para a ideia mais votada pelos colaboradores.