Desporto

Dakar: João Ferreira finaliza etapa em 5.º lugar e avaria atrasa Ricardo Porém

7 jan 2025 17:09

Pilotos de Leiria enfrentam realidades diferentes na competição que decorre na Arábia Saudita

João Ferreira ascende provisoriamente ao top 10
João Ferreira ascende provisoriamente ao top 10
DR
Na terceira etapa, o veículo de Ricardo Porém e Nuno Sousa teve uma avaria
Na terceira etapa, o veículo de Ricardo Porém e Nuno Sousa teve uma avaria

João Ferreira terminou hoje a terceira etapa do Rally Dakar na 5.ª posição, o que lhe permitiu subir, ainda que provisoriamente, ao 9.º lugar da classificação geral.

Ao fim de três provas, o piloto de Leiria, navegado por Filipe Palmeiro, confirma um bom arranque na competição, onde vários dos principais candidatos à vitória têm sofrido duros golpes nas suas aspirações.

“Foi uma etapa muito boa para nós, apesar da muita pedra e pó que encontrámos no início. Fomos rápidos e consistentes e chegámos ao destino muito satisfeitos com o resultado e a exibição”, detalhou o leiriense, que já pensa na próxima etapa.

“A equipa vai agora preparar o carro para a dureza dos próximos dois dias, disputados em formato maratona, onde voltamos a ser desafiados pela organização antes do merecido dia de descanso em Ha’il.”

Ao volante do Mini JCW 3.0d da X-Raid, recorde-se que esta é a estreia do piloto na categoria T1+, que participa pela terceira vez no Dakar.

Já na categoria Challenger, Ricardo Porém tem enfrentado várias dificuldades. Nesta terceira etapa, uma avaria num braço de suspensão traseiro levou o piloto, navegado pelo também leiriense Nuno Sousa, a perder cerca de 1h30, ao quilómetro 83. A etapa anterior também não correu da melhor forma e Ricardo Porém posiciona-se agora na 16.ª posição da geral. “Continuamos firmes perante as adversidades e mesmo sem ser este o resultado pelo qual gostaríamos de lutar, vamos dar o nosso melhor até ao fim sempre com a mesma garra”, garante.

Amanhã, os pilotos vão enfrentar 415 quilómetros cronometrados, entre Al Henakiyah e Al’Ula, a “etapa maratona” que envolve terreno vulcânico com trilhos técnicos. A linha de chegada estará montada dentro do bivouuac, que está fechado aos veículos e equipas de assistência.