Viver
Danças tradicionais de Porto de Mós inspiram novo disco do Grupo AIRE
Apresentação acontecerá no domingo, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
O primeiro disco do grupo AIRE, será lançado amanhã, dia 17 de Setembro, com o objectivo de promover o património tradicional de Porto de Mós.
A proposta é inspirada num conjunto de 16 danças tradicionais daquele concelho e faz parte do projecto Danças de Porto de Mós, que procura preservar a herança e a tradição dos grupos folclóricos daquele território.
A coordenadora e mentora do grupo AIRE, Marisa Barroso, refere à Agência Lusa que o projecto procura dar uma reviravolta às músicas e é uma proposta inovadora, que aproxima “a arte popular, a arte contemporânea e a pedagogia”.
Entre Loureiros, Passe Catres, Fadinhos, Choutices ou Vá de Rodas, a mentora explica que há danças ora mais difíceis, ora mais fáceis, que podem ser praticadas por pessoas “dos dois aos 80 anos”.
O grupo é formado por Anne Clément (nas flautas de bisel e voz), por Sara Vidal (na harpa celta e também na voz), por Emiliana Silva (no violino), por Rafael Gomes (na concertina) e por Samuel Louro (na bateria, na percussão e na guitarra).
Após o lançamento do disco Danças de Porto de Mós, o baile-concerto de apresentação tem lugar no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, a acontecer no domingo, a partir das 16 horas.