Viver
Designer de Leiria nomeada para prémio europeu
Mariana Costa e Silva está entre os 60 finalistas dos prémios New European Bauhaus 2021, que receberam mais de 2 mil candidaturas
Os prémios New European Bauhaus 2021 pretendem celebrar a beleza, a sustentabilidade e a inclusão. Atraíram mais de duas mil candidaturas de todos os estados membros da União Europeia e têm 60 finalistas. Entre eles, está Mariana Costa e Silva, designer que vive e trabalha em Leiria.
O projecto Faz é um dos finalistas na categoria "Técnicas, materiais e processos de construção e design".
Mariana Costa e Silva descreve-o como “um processo participativo de fabricação de mobiliário”, tipicamente, a partir de madeira de pinho, que cria um novo modelo de relacionamento com os consumidores.
“Não há fabricantes nem pontos de venda, eu ensino as pessoas a construir os meus modelos”, explica ao JORNAL DE LEIRIA.
Mobiliário para materializar num dia, ou até em horas ou minutos, explicado em workshops. No final, os participantes levam a peça para casa.
Nos 60 finalistas, encontram-se mais cinco projectos portugueses, localizados na região Norte e em Almada.
Entre 11 e 20 de Junho, mais de 20 mil subscritores da newsletter da iniciativa New European Bauhaus foram convidados a votar nos projectos e ideias favoritas.
Um júri composto por 135 parceiros oficiais está a avaliar as propostas finalistas até esta terça-feira, 6 de Julho.
Os vencedores serão conhecidos depois do Verão e a cerimónia de entrega de prémios está agendada para 16 de Setembro de 2021.