Desporto
Direcção do AC Sismaria recandidata-se para garantir continuidade do clube
Numa informação enviada aos sócios, a direcção afirma que "não é intenção dos seus membros efectivos eleitos perpetuarem-se nos cargos"
Sem listas candidatas desde Abril deste ano, a actual direcção do Atlético Clube da Sismaria (ACS) viu-se obrigada a recandidatar-se a um novo mandato, para garantir “o presente e o futuro desta colectividade”.
Ao JORNAL DE LEIRIA, o presidente deste clube, José Maria Querido, já tinha manifestado a sua preocupação com o futuro da instituição, que caminharia “para a sua extinção” caso ninguém apresentasse listas candidatas.
“É com muita preocupação que esta direcção analisa a ausência de listas candidatas aos órgãos sociais da colectividade, uma vez que não é intenção dos seus membros efectivos eleitos perpetuarem-se nos cargos”, pode ler-se numa nota dirigida aos sócios.
Na mesma missiva, a direcção afirma que cumpriu todos os objectivos do mandato, que começou em 2021, à excepção do desejo de “construir uma nova sede com mais condições”.
“Uma intenção que ficou por cumprir, por termos encontrado variáveis e obstáculos a partir da nossa tomada de posse, os quais desconhecíamos, nomeadamente uma sede que não cumpria os preceitos legais no que se refere à sua edificação, tendo, para o efeito, iniciado esta direcção um processo relativo à legalização dos dois lotes de terrenos afectos à sede do ACS, processo que está na sua fase final.”
Destacando também as inúmeras iniciativas dinamizadas na sede do ACS ao longo dos últimos três anos de mandato, tanto na vertente desportiva como na vertente social, esta direcção lembra que a gestão financeira do clube “é um processo difícil e doloroso, perante a falta de apoios institucionais adequados e necessários à sua actividade, situação agravada com o não cumprimento do pagamento de quotas de muitos dos seus sócios”. Após uma actualização das quotas em 2021, o clube tem agora pouco mais de 200 sócios.
“O Atlético Clube da Sismaria pretende dar continuidade aos seus objectivos sociais, recreativos e desportivos, visando o desenvolvimento dos jovens da região, bem como elevar os princípios éticos e eclécticos do desporto, continuando a afirmar-se como uma referência desportiva, elevando, nesta actividade, ao melhor patamar o concelho de Leiria e a região em que se insere”, pode ler-se na mesma nota.