Sociedade

Dois milhões de euros para reabilitação urbana, beneficiação da rede viária e novos espaços públicos

31 ago 2022 09:36

Pombal lançou cinco concursos de empreitada para obras

dois-milhoes-de-euros-para-reabilitacao-urbana-beneficiacao-da-rede-viaria-e-novos-espacos-publicos
Investimentos prevêem a requalificação da zona de interface de transportes
Jacinto Silva Duro

A autarquia de Pombal vai gastar dois milhões de euros para reabilitação urbana, beneficiação da rede viária e criação de novos espaços de usufruto público.

Ao todo, são cinco concursos públicos lançados pela Câmara Municipal de Pombal.

Segundo uma nota de imprensa, além de trabalhos de reabilitação das coberturas e fachadas do Bairro Social Margens do Arunca, cujo valor-base é de 277 mil euros, mais IVA, estão programadas várias obras na rede viária concelhia.

Assim foram aprovadas asfaltagens de estradas e caminhos na freguesia de Pombal e na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, com uma extensão de cerca de nove quilómetros.

Na freguesia de Pombal, a intervenção, terá um valor base de 374.466,90 euros (acrescido de IVA) e contempla a beneficiação de diversos arruamentos, enquanto que, na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, o investimento estimado nas vias é de 256.723 euros (acrescido de IVA).

"Encontra-se, também, em concurso público, a obra de requalificação da área envolvente ao cemitério do Carriço, que prevê a criação de bolsas de estacionamento e uma zona de circulação pedonal. Pretende-se igualmente a construção de um acesso ao cemitério que não se torne conflituoso com a EN109. A empreitada tem um valor-base de 250 mil euros (acrescido de IVA)", refere ainda o mesmo comunicado.

A autarquia reservou ainda uma verba para o concurso público para a requalificação da zona de interface de transportes, na cidade de Pombal, com um valor-base de 725 mil euros (acrescido de IVA).

A Câmara Municipal refere, em nota que, pelo facto de os anteriores concursos para esta empreitada "terem ficado desertos", foram feitas alterações ao projecto inicial, "tendo em conta a pretensão da obra ficar concluída até meados de 2023", por força da execução no âmbito do financiamento comunitário.

"A solução agora a concurso visou reduzir o prazo de execução da obra, contemplando essencialmente os arranjos exteriores, a demolição das antigas instalações do centro de formação profissional da Cercipom, a ligação de uma praça frente à estação rodoviária à bolsa de estacionamento na Urbanização das Cegonhas, e uma organização do espaço com paragem de táxis e rede de transportes urbanos (Pombus)."