Sociedade
Em Penedos Belos, Porto de Mós, são os moradores que cortam as ervas junto à estrada
Nesta aldeia de São Bento o uso de herbicidas foi abolido graças à acção dos moradores.
Há cerca de um ano, Leandro Romano e Susana Laranjeiro, residentes em Penedos Belos, aldeia da freguesia de São Bento, em Porto de Mós, tiveram de dar a notícia ao filho Mateus, então com três anos, que o seu cão tinha morrido.
A morte ocorreu dias depois de uma acção de limpeza das bermas, com recurso a herbicida, o que levou o casal a associar os dois acontecimentos.
Ainda a refazer-se da tristeza pela perda do cão, o casal enviou um email à Junta de Freguesia a pedir que “não voltassem a usar herbicidas” nas ruas da aldeia. Mas, não quiseram ficar de braços cruzados e, na mesma comunicação, assumiram o compromisso de, eles próprios, fazerem o corte das ervas.
Desde então, não há herbicidas a queimar a vegetação que cresce junto às estradas de Penedos Belos e são os moradores que tratam da tarefa, com recurso ao corte. A erva serve depois para alimentar as ovelhas e as cabras.
Susana e Leandro – ela educadora social e ele engenheiro informático – tomaram em
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.