Sociedade

Empresa municipal para gerir Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, arranca em Janeiro

1 nov 2024 09:30

José Pires, actual director do Teatro, ficará como vice-presidente do Conselho de Administração, que será presidido pela vereadora da Cultura, Anabela Graça

empresa-municipal-para-gerir-teatro-jose-lucio-da-silva-em-leiria-arranca-em-janeiro
Além do Teatro, a empresa vai gerir outros equipamentos municipais ligados à cultura
Jornal de Leiria/Arquivo

A empresa municipal criada pela Câmara de Leiria para gerir o Teatro José Lúcio da Silva (TJLS) irá iniciar funções em Janeiro de 2025. O anúncio foi feito na terça-feira, em reunião de câmara, na qual o executivo aprova a constituição dos órgãos sociais da empresa.

O Conselho de Administração será presidido por Anabela Graça, vereadora da Cultura, enquanto José Pires, actual director do TJLS, assumirá o cargo de vice-presidente, uma escolha justicada pelo desempenho nas funções actuais. A liderar a Mesa da Assembleia Geral estará José Alves, jurista e membro da Assembleia Municipal de Leiria, que terá como secretárias duas funcionárias do TJLS.

A expectativa do executivo é que o novo modelo de gestão permita “maior flexibilidade” a nível financeiro, da gestão de recursos humanos e de investimentos. “No futuro, o Teatro terá outra capacidade”, antevê Anabela Graça. Em relação aos trabalhadores do TJLS, estes passarão para a nova empresa com os “direitos e deveres salvaguardados”, referiu um dos advogados da equipa que prestou assessoria à câmara no processo.

A nova empresa tem por objecto "a promoção do desenvolvimento local da cultura e de outras atividades de animação do Município de Leiria, bem como das actividades relacionadas com os espaços e equipamentos que estejam, a cada momento, sob a gestão" da autarquia, pode ler-se na deliberação.

A entidade agora criada ficará com a responsabilidade de "proceder à cobrança de ingressos e de outras receitas relativas à exploração dos equipamentos" culturais do município, bem como planear e programar "outras acções de animação cultural e entretenimento em espaço público, podendo abranger espectáculos, teatro de rua e outros actos de natureza similar".