Economia
Encontros(sobre) Turismo Responsável visitaram o Geoparque Oeste
Iniciativa constituiu oportunidade de inspiração para o desenvolvimento de experiências mais conscientes e sustentáveis
O Turismo de Portugal, em parceria com a Associação Geoparque Oeste, promoveram ontem uma visita técnica ao território do Oeste Geoparque Mundial da UNESCO, integrada na segunda edição dos Encontros(sobre) Turismo Responsável.
A visita teve como finalidade a partilha de boas práticas e dar a conhecer iniciativas que conciliam o turismo com um impacto positivo nos destinos e nas comunidades locais, refere um comunicado de imprensa do Geoparque Oeste.
A nota refere ainda que a iniciativa constitui também uma oportunidade de inspiração para o desenvolvimento de experiências turísticas alinhadas com uma visão mais consciente e sustentável.
O programa teve início na Lourinhã, prosseguindo depois para a Aldeia de Moledo, onde foi realizada uma visita guiada acompanhada por membros da comunidade, Ana Roque e Luísa Henriques, e pela escultora Joana Alves, autora de várias obras presentes na aldeia.
Destaque especial para a Mostra de Arte Pública, inspirada na história de D. Pedro e D. Inês de Castro, que exemplifica a valorização da identidade local através da arte pública participativa.
Durante a tarde, a visita prosseguiu na serra de Montejunto, com paragem na Real Fábrica do Gelo, monumento nacional do século XVIII construído em 1741.
Reconhecida internacionalmente pela originalidade das suas estruturas e engenhos, a fábrica proporciona uma verdadeira viagem ao passado e ilustra a relação entre a natureza e o património cultural.