Sociedade

Escolas de Peniche e Marinha recebem intercâmbio de estudantes

21 mar 2022 16:46

Alunos de toda a Europa trabalharam temas da tolerância, Direitos Humanos e Inovação

escolas-de-peniche-e-marinha-recebem-intercambio-de-estudantes
Agrupamento Marinha Grande Nascente analisou os Direitos Humanos e as formas de combater os estereótipos
DR

Na semana passada, os agrupamentos de escolas D. Luís de Ataíde, de Peniche, e Marinha Grande Nascente, da Marinha Grande, receberam estudantes de diversos países europeus. O acolhimento aconteceu no âmbito de iniciativas financiadas pelo programa de intercâmbio Erasmus+, que, este ano, trabalhou temas como os Direitos Humanos e a Inovação.

Ao Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde chegaram estudantes e professores da Bulgária, Grécia, Polónia e Roménia através da iniciativa “Creative Student”, iniciada em 2019 e cuja término está previsto para este ano lectivo, após um “prolongamento de mais um ano” devido à pandemia.

Os objectivos propostos passaram por “trabalhar áreas ligadas às comunidades locais, conhecer instituições, identificar problemas em determinadas áreas, entrevistar pessoas de algumas profissões e propor ideias para resolver situações nos contextos locais”.

Alunos no Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde

 

Após um encontro online em Junho de 2020, a deslocação dos estudantes a Peniche envolveu visitas a “dois pólos muito importantes na cidade”, o Centro Cete Mares, do Politécnico de Leiria, e o porto.

Além de uma oficina de reciclagem, também foi realizada uma limpeza de praia onde foram recolhidos 32 quilogramas de lixo.

A próxima acção do agrupamento de escolas no âmbito do Erasmus + acontecerá em Karditsa, na Grécia, em Abril.

"As fronteiras não são as dos países”
Cerca de 50 estudantes vindos do Chipre, Espanha, Itália e Polónia foram também recebidos no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, no âmbito da iniciativa “More Tolerance, Less Ignorance" (“mais tolerância, menos ignorância” em inglês).

O fim desta actividade passou por dar aos jovens a oportunidade de “aprender e reflectir sobre os Direitos Humanos e formas de combater os estereótipos”.

“Desejo que este intercâmbio prossiga, pela importância de trabalhar pela tolerância”, declarou o presidente da Câmara de Marinha Grande.

Aurélio Ferreira, lembrou ainda, durante a festa de encerramento na Escola Secundária Pinhal do Rei, que contou com uma actuação do grupo de percursão Tocándar e apresentações pelos alunos de intercâmbio sobre locais de origem, que “as fronteiras não são as dos países”.

A relevância da “divulgação do património cultural, natural e industrial do concelho aos grupos visitantes” foi igualmente destacada pela presidente da Comissão Administrativa Provisória do agrupamento escolar, Susana Fonseca.

Já a vereadora da educação, Ana Alves Monteiro, durante a recepção dos alunos no edifício dos Paços do Concelho, na terça-feira, frisou “a importância desta experiência para a troca de conhecimentos e de estabelecimento de laços de amizade entre os participantes”.