Sociedade
Está aberta a época da vespa asiática na Marinha Grande
A autarquia sensibiliza a população sobre os cuidados a tomar para lidar com esta espécie invasora
Com o início da Primavera, a Câmara Municipal da Marinha Grande informa a população que as vespas asiáticas, ou vespas velutinas, vão estar mais activas, pelo que é expectável um maior número de ninhos espalhados pela cidade.
A vespa asiática é uma predadora da abelha europeia e representa uma ameaça à sustentabilidade da apicultura nacional, sendo por isso necessário o combate a esta espécie.
É possível distinguir estas vespas das outras espécies habituais do nosso País, pelas suas patas com pontas amarelas, o abdómen escuro com uma lista amarela e o seu tamanho acrescido.
Os ninhos “encontram-se habitualmente nas copas das árvores, em telheiros, alpendres, varandas, barracões, no solo e em muros” explica um comunicado da Câmara Municipal da Marinha Grande.
Aquando o avistamento de ninhos a autarquia reforça que estes não devem ser destruídos pelos cidadãos “em qualquer circunstância”, sendo solicitado aos munícipes que alertem as autoridades responsáveis como, a Câmara Municipal (244 573 300), a GNR-SOS Ambiente (808 200 520) ou a junta de freguesia mais próxima, que se encarregarão de avaliar a melhor técnica para destruir o ninho sem riscos acrescidos.
O município afirma ainda que “que esta espécie não é considerada mais perigosa para o ser humano, do que a vespa europeia”.