Sociedade

Externato aguarda autorização para oferecer ensino secundário

21 mar 2020 09:10

Escola de Albergaria dos Doze envia pedido ao Ministério da Educação

externato-aguarda-autorizacao-para-oferecer-ensino-secundario
Externato quer arrancar com ensino secundário no próximo ano lectivo
DR

O Externato Liceal Albergaria dos Doze, em Pombal, enviou um pedido de autorização ao Ministério da Educação para poder abrir uma turma do ensino secundário regular no próximo ano lectivo.

“Nunca tivemos ensino secundário, mas é uma forma de reagirmos ao corte de financiamento de algumas turmas e daria a possibilidade dos alunos que estão no 9.º ano poderem manter-se na escola”, explica ao JORNAL DE LEIRIA António Costa, director pedagógico do Externato Liceal de Albergaria dos Doze.

O professor adianta que as escolas mais próximas de Albergaria dos Doze que têm ensino secundário situam-se na cidade de Pombal ou em Ourém, concelho que pertence ao distrito de Santarém.

António Costa confessa que os cortes no financiamento das turmas têm dificultado a gestão do externato, que foi obrigado a “recorrer a empréstimos bancários”.

Neste momento, o Ministério da Educação financia três turmas: duas do 2.º ciclo e uma do 3.º ciclo. O director pedagógico crê que o Ministério da Educação autorize a abertura do ensino secundário, esperando que depois essa turma possa vir a ser financiada através do contrato de associação.

Mais tarde, a escola admite vir a criar turmas de ensino profissional. Um dos cursos poderá ser ligado à resina. “Justifica-se porque na nossa zona há duas unidades nesta área”, afirma.

Aliás, esta possibilidade foi bem recebida pela Assembleia Municipal de Pombal, onde o assunto foi abordado.