Sociedade
Faleceu Fernando José Rodrigues, escritor, professor e actor de Leiria
Entre os vários livros que publicou, teve alguns premiados, como a obra Manual das Feiticeiras, que, em 2019, foi distinguida com o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira
Escritor, actor e professor, Fernando José Rodrigues faleceu esta madrugada, em Leiria, cidade onde residia. Nascido em Coimbra em 1956, Fernando José Rodrigues cresceu em Castanheira de Pera e vivia há vários anos em Leiria, cidade onde fundou do colectivo O Gato – Palavras de Sobra.
Trabalhou também como tradutor e formador e era o rosto principal da Rota d’O Crime do Padre Amaro, uma produção teatral que dava a conhecer a história da passagem de Eça de Queirós por Leiria – como administrador do concelho, entre 1870 e 71.
No ano passado, publicou o romance Achtung London – Invasão, que, entre outras coisas, “também é um romance de espionagem”, coloca a hipótese: e se a Alemanha nazi tivesse conseguido ocupar o Reino Unido?
Anteriormente, publicou os romances D. Sebastião Chega Sempre a Horas (1999), Novas do Achamento do Inferno (2001), Gestos Esquecidos (2006, Prémio Literário Almeida Firmino), O Beijo de Humphrey Bogart (2014) e Manual das Feiticeiras (2019, Prémio Literário Afonso Lopes Vieira).
Numa publicação feita na rede social Facebook, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, reage a esta morte com “enorme pesar”, considerando tratar-se de uma “triste notícia”. Na publicação, o autarca recorda ainda a carreira de Fernando José Rodrigues como professor, escritor e actor do GATO, “com um longo e rico percurso ligado ao associativismo e à cultura, em especial no concelho de Leiria, onde residia”
“Neste momento de dor perante a perda, endereço um sentido abraço solidário aos familiares e amigos do Fernando”, acrescenta Gonçalo Lopes.