Economia

Fermorgado, uma empresa familiar onde o conhecimento se partilha

3 abr 2016 00:00

Empresa da Marinha Grande exporta mais de 90% da sua produção

fermorgado-uma-empresa-familiar-onde-o-conhecimento-se-partilha-3599
Daniela Franco Sousa

 Tem apenas 19 colaboradores, mas exporta hoje acima de 90% da sua produção para segmentos tão diversos como electrodomésticos, houseware e office. Qual é o segredo da Fermorgado?

Sílvia e Filipe Morgado, irmãos e membros da administração, explicam que a filosofia basilar desta empresa da Marinha Grande tem sido manter o ambiente familiar, onde se trabalha pela qualidade e se prima pela partilha do conhecimento.

Constituída por Fernando Morgado, em 2003, a Fermorgado integra hoje na sua administração Sílvia e Filipe Morgado, além do seu membro fundador. Inicialmente, a empresa dedicava-se apenas à comercialização de moldes, mas, à medida que as solicitações dos clientes foram crescendo, a Fermorgado alargou a sua actividade à produção de moldes e à injecção de peças plásticas.

Do escritório inicial, na Marinha Grande, a empresa evoluiu depois para instalações divididas entre Maceira e Moita. Mas, face à dificuldade em articular unidades à distância, a Fermorgado optou entretanto por concentrar todos os serviços nas instalações na Moita, passando aí desenvolver todas as fases do processo, desde a concepção e fabrico de moldes, à injecção e embalamento de peças plásticas.

Concentrar a actividade na Moita, mesmo que em instalações mais antigas, foi a alternativa para ultrapassar a “burocracia encontrada na obtenção de licenças de ampliação na Maceira”, expõem Sílvia e Filipe Morgado.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.