Viver
Festival Pombalino e Estátuas Vivas Barrocas animam o fim-de-semana em Pombal
Dois dias com música, gastronomia, animação de rua e visitas guiadas para voltar ao tempo do Marquês de Pombal

O Festival Pombalino regressa a Pombal neste fim-de-semana, 24 e 25 de Maio, com epicentro na zona histórica, a partir da Praça Marquês de Pombal. Em simultâneo, decorre o Festival de Estátuas Vivas Barrocas, na mesma zona.
Ambas as iniciativas se inserem no Maio Mês do Marquês, em que o município evoca a vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, figura com ligação ao concelho.
O Festival Pombalino é um evento de animação e recriação histórica, este ano alusivo ao Terramoto de 1755 e ao Dia de Todos os Santos.
Durante dois dias, oferece música, teatro e dança, um mercado setecentista, artesanato e gastronomia.
“Saltimbancos, dançarinos, músicos, artífices, artesãos, mercadores, regatões e taberneiros vão animar a Praça Marquês de Pombal e o seu património pombalino, proporcionando aos visitantes uma viagem no tempo”, assinala o município.
“Recriando ambientes, festas e feiras do século XVIII serão apresentados exibições teatrais, cortejo histórico, vestuário da época, cenas da vida quotidiana, visitas encenadas ao património pombalino, espectáculos de música e dança da época barroco, saltimbancos, jogos tradicionais; profissões, entre outros”, adianta-se na nota de divulgação.
Quanto ao Festival de Estátuas Vivas Barrocas, consiste numa mostra de 11 estátuas vivas do período barroco português e irá recriar o Dia de Todos os Santos de 1755, representando santos mártires portugueses e santos de devoção da cidade de Lisboa e de Pombal na época, anuncia a autarquia.