Viver
Filme de realizador de Leiria premiado em Itália
Bruno Carnide distinguido com o prémio do júri no Cisterna Film Festival
Memórias de uma Casa Vazia, curta-metragem de Bruno Carnide, venceu o prémio do júri para melhor filme no décimo Cisterna Film Festival, em Itália.
A cerimónia de leitura de palmarés, em que foi distinguido o realizador de Leiria, realizou-se na noite de domingo, 21 de Julho.
Com 11 minutos, e filmada em Super 8, Memórias de uma Casa Vazia é a mais recente curta-metragem de Bruno Carnide e fecha uma trilogia familiar.
Com estreia mundial em 2023, no Tirana International Film Festival, na Albânia, onde recebeu uma menção honrosa, o filme conta já com mais de 20 selecções, em mais de 10 países, e quatro prémios, segundo o Biscaia-Carnide Studio.
No centro de Memórias de uma Casa Vazia estão as cartas de amor de uma mulher a um passado perdido no limiar do esquecimento.
“1990 é o ano da primeira carta. Através desta e das que se seguiram desenha-se um puzzle de memórias fragmentadas de uma mulher. Agarrando-se às recordações que a assombram e consolam, tenta reconstruir a sua identidade quebrada, escrevendo confissões aos grandes amores que perdeu: o marido e a filha”, pode ler-se na sinopse.
Duas vezes nomeado para os Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, Bruno Carnide é director e fundador do Leiria Film Fest – Festival Internacional de Curtas-Metragens.
Entre outros trabalhos, assinou as curtas-metragens Fugiu. Deitou-se. Caí (2017) e O Voo das Mantas (2021).