Sociedade
Fórum Educação de Leiria promove diálogo entre educação e cultura
Evento realiza-se pelo 15.ª ano consecutivo e terá lugar no Teatro José Lúcio da Silva, no dia 11, com a presença de Guilherme d'Oliveira Martins
A assinalar 15 anos, o Fórum Educação de Leiria deste ano vai abordar o diálogo entre a educação e a cultura.
A vereadora da Educação da Câmara de Leiria, Anabela Graça, destaca a “importância da cultura no processo educativo na construção integral do aluno”.
“A educação e a cultura são áreas primordiais na sociedade actual, sobretudo quando se trata do processo de formação dos cidadãos, capacitando-os para o desenvolvimento de competências, intervenção cívica, pensamento crítico e criativo”, constata a autarca, ao apontar que o programa do XI Fórum tem como objectivo “valorizar o papel dos professores nas dimensões educação/cultura/cidadania, garantindo uma educação inclusiva”.
“Outro aspecto relevante é a sensibilização para a integração da cultura local no currículo escolar, explorar maneiras de incorporar elementos da cultura local no ensino, a fim de promover uma maior valorização e consciencialização sobre a identidade e património cultural da região”, acrescenta.
Neste evento, apoiado pelo JORNAL DE LEIRIA, a autarquia pretende dar ênfase ao desenvolvimento de programas extracurriculares que promovam uma cidadania activa.
A realizar no dia 11 de Setembro, no Teatro José Lúcio da Silva, o Fórum Educação tem como convidados Guilherme d’Oliveira Martins, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Joana Viana, investigadora, e Dina Soares, coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes.
“Ao longo dos últimos 15 anos, o Fórum afirmou-se como o momento privilegiado de reflexão, aprendizagem e partilha. Na abertura do ano lectivo é muito importante fazer o acolhimento dos educadores e professores do concelho de Leiria. Com este encontro pretendemos valorizar o seu papel na educação, promover o conhecimento e o debate científico em torno das questões educativas relevantes para a melhoria da escola”, salienta Anabela Graça.
O evento é “uma oportunidade para criar sinergias e estabelecer parcerias que possam contribuir para o crescimento da comunidade educativa” e ajuda a reforçar a “sua identidade como concelho educador e demonstra a valorização que é dada à educação”.