Economia

Fundada há 40 anos, Macolis tem filial em França e emprega 80 pessoas

1 fev 2024 12:27

“Ainda não sei como fizemos tanta coisa durante estes 40 anos”, admite o fundador, Luiz Carreira

fundada-ha-40-anos-macolis-tem-filial-em-franca-e-emprega-80-pessoas
Luiz Carreira, ao centro, gere uma empresa familiar de olhos no futuro
Fotografia: Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

A Macolis foi fundada por Luiz Carreira, há 40 anos, quando geria uma empresa de construção civil, sediada nas Colmeias, no concelho de Leiria. Hoje, o Grupo Macolis emprega 80 colaboradores, 71 em Portugal e nove em França.

Tudo começou quando o proprietário da Adriano & Aldeia, um dos fornecedores de Luiz, faleceu e a viúva propôs ao fundador da Macolis que a adquirisse. O empresário desafiou Manuel, um dos irmãos, a criar uma sociedade e fez-se o negócio.

A aquisição da Adriano & Aldeia, explica Luiz Carreira, aconteceu de forma “espontânea”.

“Não houve tempo para pensar muito sobre o assunto. Fui ver a empresa com o meu irmão num sábado. Passado poucas horas, confirmámos o negócio e, na segunda-feira seguinte, dia 8 de Março de 1984, assumi a gestão da empresa que, no dia 20 de Junho desse ano passou a designar-se Macolis”, recorda.

Com o passar do tempo, deu-se a evolução nas áreas da comercialização de material de construção, canalização e aquecimento central, até que, em 1996, os irmãos separaram caminhos. O irmão criou a Macolusa, sediada em Leiria, que se dedica ao comércio de materiais de construção.

“Hoje, sinto muito orgulho de ter desenvolvido uma pequena empresa de materiais de construção, e, fazendo melhor do que no dia anterior e melhorando o que fizesse no dia seguinte, ela atingiu algum sucesso com especialização em áreas como o aquecimento central, ar condicionado, sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, entre outros, com valor acrescentado, implementando uma diferenciação e implementação no mercado, dando preferência à inovação e evolução de soluções”, conta o fundador.

A partir da sua sede, na Boa Vista, e da filial em Coimbra, a Macolis abrange o sul do Porto, até à coroa norte de Lisboa.

Há ainda uma filial em Paris, a Macolis FR, que celebrou dez anos de existência, em 2023.

Com instalações em Chennevières-sur-Marne, nos arredores da capital francesa, dedica-se à distribuição de equipamentos e soluções na área da climatização e sistemas de canalização, através de com uma loja para profissionais, serviços comerciais, de orçamentação e de entregas.

"Ainda não sei como fizemos tanta coisa durante estes 40 anos", admite, apontando, por exemplo, as várias distinções PME Líder e PME Excelência recebidas pela Macolis nos últimos anos.

“Não foi por acaso, ou por magia, foi por muita dedicação, trabalho e com grande espírito de equipa.”

O empresário diz ainda que a cereja no topo do bolo, foi o recente troféu de melhor Empresa do Sector do Comércio, do distrito de Leiria e de Ourém 2022, um galardão atribui também ao contributo dos colaboradores, clientes e parceiros.

“Temos honra no nosso passado e assim queremos continuar no futuro, escrevendo a história de uma empresa familiar, mas, com uma grande dinâmica empresarial. Vencer pela dedicação, assumindo sempre os nossos compromissos.”

Nos próximos dez anos, refere Carla Carreira, uma das administradoras, o caminho traçado passará “pela sustentabilidade e consolidação da empresa, profissionalização e inovação no sector da climatização e eficiência energética, oferta de produtos e soluções associadas a serviços técnicos pré e após-venda, comerciais e logística”.

Os objectivos são fruto do reconhecimento de que a área de negócio requer atenção constante às oportunidades num mercado dinâmico e exigente.

Áreas como a reabilitação em edifícios, as renováveis, eficiência energética ou qualidade do ar interior são focos importantes da actualidade.