Economia

Global Diáspora promove jantar-conferência, hoje, em Leiria

14 set 2023 09:00

Secretária de Estado da Igualdade e Migrações participa no evento subordinado ao tema da Diversidade e Empreendedorismo

global-diaspora-promove-jantar-conferencia-hoje-em-leiria
Isabel Almeida Rodrigues
DR

Diversidade e Empreendedorismo é o mote do jantar-conferência que assinala o segundo aniversário da Global Diáspora Associação de Imigrantes Empreendedores (GDAIE), evento que se realiza hoje, dia 14, a partir das 19 horas, na Quinta do Paul, em Ortigosa, organizado pela Global Diáspora e pelo Município de Leiria.

Após a recepção, pelas 19 horas, onde haverá espaço para networking empresarial, pelas 20 horas tem início a abertura da conferência, com boas-vindas do presidente da GDAIE, seguidas de testemunhos de empreendedores imigrantes. Depois do jantar, às 20:30 horas, segue-se um momento de reflexão, a partir das 21:30 horas, com entrega de kit de boas-vindas/ manual de acolhimento a alunos estrangeiros. A apresentação estará a cargo do presidente da Assembleia Municipal de Leiria, António Lacerda Sales e Patrícia Oliveira, assistente social.

Já o encerramento do evento conta com a participação de Gonçalo Lopes, presidente do Município de Leiria, e de Isabel Almeida Rodrigues, secretária de Estado da Igualdade e Migrações.

O município contextualiza o relevo desta iniciativa. “Leiria é historicamente uma região profundamente empreendedora, com um tecido empresarial muito rico e diversificado, contribuindo por isso de modo crescente e ininterrupto para a produção da riqueza no nosso País (...) Temos no concelho mais de 17 mil empresas não financeiras, com um volume de negócios superior a seis mil milhões de euros”.

Nos últimos anos, “Leiria tem também crescido em termos populacionais, resultado da chegada de imigrantes, que escolheram o nosso concelho para concretizarem o seu sonho de vida”, prossegue o município.

“Os números que em 2020 apontavam mais de 6 mil cidadãos estrangeiros, de 50 nacionalidades, pecam agora largamente por defeito. Estas pessoas, das sete partidas do mundo, que vivem entre nós, são de uma riqueza extraordinária que temos de saber aproveitar para a nossa comunidade e estamos muito reconhecidos pelo contributo que dão ao desenvolvimento da nossa região”, frisa ainda.