Sociedade
GNR detém dois homens por pesca ilegal de meixão em Caldas da Rainha
Detenção foi efectuada na noite de sábado, junto à foz do rio Tornada, em Salir do Porto.
A GNR, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, deteve dois homens apanhados em flagrante na pesca ao meixão (Anguilla anguilla), uma actividade que é ilegal. A detenção teve lugar no noite de sábado, junto à foz do rio Tornada, em Salir do Porto.
Em comunicado, a GNR adianta que, no decorrer de uma acção de fiscalização para a actos ilegais em recursos hídricos, os elementos do NPA "detectaram duas pessoas a praticar a captura ilegal do meixão o que levou às suas detenções, em flagrante".
Desta acção resultou ainda "a apreensão de duas artes de pesca, denominadas por 'capinetes', e 209 gramas de meixão, o qual foi devolvido ao habitat natural", acrescenta aquela nota de imprensa.
Os detidos, dois homens de 29 e 41 anos, foram constituídos arguidos, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Caldas da Rainha.
A enguia europeia, (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e, por isso, a sua captura está proibida.
O valor do meixão no mercado final (países europeus e asiáticos) varia consoante os meses, mas pode alcançar os seis mil euros por quilo.