Sociedade
Governo estuda viabilidade de aeroporto civil em Monte Real
Reconhecendo que a abertura da BA5 é uma ambição antiga da região, o ministro do Planeamento anunciou que o executivo está a avaliar a viabilidade dessa hipótese
O ministro do Planeamento e Infra-estruturas anunciou segunda-feira em Leiria que o Governo está a avaliar a viabilidade da abertura da Base Aérea (BA5) de Monte Real à aviação civil.
Pedro Marques, que participou nas Jornadas Millennium Empresas, na Quinta do Paul, Ortigosa, reconheceu que esta é uma ambição antiga desta região, anunciando que o modelo que se propõe para Monte Real é semelhante ao utilizado na Base das Lajes.
“É um processo dessa natureza que queremos desenvolver em Monte Real”, disse o ministro, adiantando que já foi iniciado um trabalho conjunto entre o seu ministério, o da Defesa e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), com vista à avaliação das condições da abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil.
Depois de “muita coisa que se ouviu dizer ao longo dos últimos anos quanto à possibilidade de haver um aeroporto na região Centro”, actualmente a “iniciativa concreta em curso é a situação de Monte Real”.
O ministro frisou que não estão a ser avaliadas várias hipóteses, está-se antes a “avaliar a situação concreta de abertura de Monte Real ao tráfego civil”.
Aos jornalistas, o ministro disse que “até há uns meses não tínhamos este tipo de trabalho encetado”. Por isso, vê o estudo como “um avanço muito grande, porque durante muitos anos falou-se do tema sem estarem a ser feitos trabalhos concretos”.
Agora “estamos a fazer esta articulação institucional importante [entre ministérios e com a CIMRL] para eventualmente viabilizar o projecto”
O anúncio foi feito pelo ministro na sequência da intervenção, no mesmo evento, do presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, que realçou a importância que a abertura da BA5 à aviação civil representa para o desenvolvimento da região.<
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.