Economia

Grupo de Vila Nova de Cerveira inaugura laboratório de metrologia dimensional na Marinha Grande

23 out 2022 12:00

Investimento de 1,5 milhões de euros na Zona Industrial de Casal da Lebre

grupo-de-vila-nova-de-cerveira-inaugura-laboratorio-de-metrologia-dimensional-na-marinha-grande
.
DR
Daniela Franco Sousa

Com empresa-mãe sediada em Portugal, em Vila Nova de Cerveira, e mais duas unidades em Espanha, o grupo NM3D acaba de inaugurar um laboratório de metrologia dimensional na Marinha Grande, na Zona Industrial de Casal da Lebre, um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, que visa dar resposta “célere e de qualidade às empresas da região”.

Nuno Costa Silva, CEO do grupo, explica que o conjunto de empresas NM3D assenta sobre três áreas de negócio: venda de equipamentos de metrologia dimensional, engenharia inversa e fabrico aditivo.

Em Portugal, a empresa de Vila Nova de Cerveira dedica-se à venda, instalação e calibração de equipamentos nas empresas clientes, prestando formação às suas equipas técnicas bem como apoio técnico contínuo. Além disso, expõe o responsável, a NM3D de Vila Nova de Cerveira tem também laboratórios de metrologia onde presta serviços aos clientes que não tenham internamente este tipo de tecnologia.

Depois do primeiro laboratório de Vila Nova de Cerveira, um investimento de 2,5 milhões de euros, constituído em 2017, a empresa inaugurou este mês um espaço deste género na OPEN, na Zona Industrial de Casal da Lebre, um investimento de 1,5 milhões de euros que, nesta fase de arranque, gerou cinco postos de trabalho.

Já em 2023, está previsto o reforço do investimento na Marinha Grande, “entre 600 e 700 mil euros, mas na área do fabrico aditivo”, adianta o CEO do grupo, que simultaneamente está também a investir em Oliveira de Azeméis.

A NM3D tem posicionado os seus laboratórios nestas zonas industriais, “precisamente porque a indústria portuguesa, os fabricantes de componentes para segmento automóvel e o sector dos moldes em particular, têm muita necessidade deste tipo de tecnologia. Contudo, apesar desta premência, uma vez que se trata de equipamentos de valor avultado, muito difícil de rentabilizar, optam por recorrer a este serviço externamente através da NM3D”, justifica o CEO.

“Com laboratórios próximos das unidades produtivas, os nossos clientes conseguem diminuir os tempos do processo, melhorar a qualidade dos produtos fabricados e aumentar a sua competitividade”, realça Nuno Costa Silva.