Sociedade

Grutas de Mira de Aire receberam mais de oito milhões de visitantes em 50 anos

11 ago 2024 08:00

A “avalanche” do dia de abertura, o videoclip das Doce e a distinção como maravilha de Portugal são alguns dos episódios da história dos 50 anos de exploração turística das grutas, que se assinalam este domingo, dia 11

grutas-de-mira-de-aire-receberam-mais-de-oito-milhoes-de-visitantes-em-50-anos
Complexo é gerido por uma sociedade constituída numa assembleia popular, em 1971, com 250 accionistas
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Um dia “memorável”. É desta forma que Carlos Alberto Jorge recorda o dia 11 de Agosto de 1974, quando as Grutas de Mira de Aire abriram ao público. Desde a sua descoberta, em 1947, por um grupo de homens que procuravam um sítio onde fosse possível retirar água, tinham passados 27 anos, durante os quais foi preciso desbravar muito pedra até tornar a gruta visitável. Pelo meio, tinha havido, em 1958, uma tentativa falhada para explorar a gruta turisticamente.

Em 1974, não falhou. “Só não acertámos nas previsões de visitantes. Superou todas as expectativas”, conta o administrador da sociedade que gere as grutas e que fez parte da equipa responsável pela abertura do espaço ao público. Desse primeiro dia, Carlos Alberto recorda a “avalanche” de pessoas, que fizeram “voar” tudo o que havia na loja de recordações.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ