Saúde
Há um medidor de risco de infecção a nascer em Leiria
Projecto desenvolvido por investigadora da Escola Superior de Saúde.
Ajudar as instituições de saúde a perceber o “estado infeccioso dos utentes” e o risco daí decorrente para os profissionais de saúde, para os visitantes e para os próprios doentes é o principal objectivo do Multiprev – Multidisciplinaridade na prevenção e controlo de infecção.
O projecto está a ser desenvolvido por Sónia Gonçalves Pereira, investigadora do Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (CiTechCare) da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, com a colaboração de Catarina Marques, aluna de doutoramento e enfermeira, e de uma equipa suíça. Sónia Pereira revela que a ideia é desenvolver um “preditor de risco de infecção”.
Trata-se, explica, de uma ferramenta matemática que vai “conciliar dados microbiológicos” relativos ao ambiente, com informação clínica do doente, “somada ao comportamento que conhecemos das bactérias”, permitindo avaliar o risco de infecção e, dessa forma, adoptar “as medidas mais ajustadas” ao seu contro
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.