Sociedade
Há um novo caminho de Fátima a atravessar a Serra dos Candeeiros
Com um total de 63 quilómetros, o Caminho dos Candeeiros liga Rio Maior ao Santuário, atravessando os municípios de Porto de Mós, Batalha e Ourém
Há um novo caminho de Fátima, desta vez, a atravessar a Serra dos Candeeiros, unindo as salinas de Rio Maior e Alvados, no concelho de Porto de Mós, onde se cruza com o Caminho da Nazaré, que liga depois ao Santuário de Fátima, atravessando também território do município da Batalha.
Com um total de 63 quilómetros, repartidos em três etapas, o Caminho dos Candeeiros, nome dado ao novo percurso, certificado pelo Centro Nacional de Cultura, encontra-se, desde esta semana, disponível no site e na app dos Caminhos de Fátima.
Segundo Eduardo Amaral, vereador da Câmara de Porto de Mós, o novom caminho desenvolve-se pela “zona serrana”, utilizando caminhos antigos que as pessoas “usavam na suas peregrinações a Fátima”.
“Não é um caminho para o peregrino ‘normal’. É mais na perspectiva do caminhante, de introspecção e contacto com a natureza”, aponta o vereador, referindo que este é um projecto resulta de uma parceria entre os municípios de Porto de Mós e de Rio Maior.
Segundo o site dos Caminhos de Fátima, o percurso do Caminho dos Candeeiros “coincide com antigos caminhos rurais que ligam povoados ancestrais, implantados nas encostas, planaltos e vales deste espaço geocultural do Maciço Calcário Estremenho”.
As salinas de Rio Maior, o Olho de Água de Alcobertas, os muros de pedra seca, assim como as lagoas do Arrimal, a costa de Alvados e a aldeia da Pia do Urso são alguns dos pontos de interesse abrangidos pelo novo percurso.