Economia

Habitantes da região de Leiria pedem emprestados 623 milhões de euros

28 mar 2025 14:00

Verba é a mais alta dos últimos anos. Só o crédito para compra de automóvel atingiu perto de 99 milhões de euros. Quase 20% dos contratos foram formalizados por cidadãos estrangeiros

habitantes-da-regiao-de-leiria-pedem-emprestados-623-milhoes-de-euros
Freepik
DR

Um estudo publicado recentemente pelo Banco de Portugal, com base nos dados dos novos contratos de crédito celebrados com particulares, revela que, em 2024, foram pedidos empréstimos bancários no valor total de 623,5 milhões de euros, na região de Leiria, um valor recorde que representa um aumento de quase 25% em relação ao ano anterior.

Numa análise a estes resultados, obtidos a partir da informação disponibilizada pela Central de Responsabilidades de Crédito, constata-se que 66% das pessoas que contraíram crédito têm entre 18 e 45 anos, o que situa grande dos pedidos de empréstimo num universo de jovens adultos e pessoas em idade activa.

Outro dado interessante é que mais de 9% dos mutuários são estrangeiros, dos quais 62% de nacionalidade brasileira.

A grande maioria das pessoas que celebrou contratos de crédito na região de Leiria (73%) está empregada por conta de outrem, ao que não será indiferente a correlação entre a estabilidade profissional e a concessão de crédito.

Entre este grupo, 45% têm formação superior e 4% são reformados.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ