Viver

Helen Bur, Tamara Alves, Mantraste e Surma animam Fazunchar, em Figueiró dos Vinhos

1 jul 2020 17:03

Segunda edição acontece de 15 a 23 de Agosto

helen-bur-tamara-alves-mantraste-e-surma-animam-fazunchar-em-figueiro-dos-vinhos
Surma participa em residência artística
Ricardo Graça/Arquivo

Numa festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante com a comunidade e território, o Fazunchar regressa para animar o mês de Agosto, em Figueiró dos Vinhos.

Fazunchar significa "fazer" em Laínte, linguajar da região, utilizado pelos vendedores ambulantes de tecidos, para que não fossem entendidos pelos demais nas suas trocas comerciais. 


Malhoa e Henrique Pinto usaram telas para retratar aspectos de Figueiró dos Vinhos, e à semelhança destes artistas, esta iniciativa convida outros criativos a expressá-los em pinturas murais e intervenções artísticas no espaço público.

Em 2019, este evento, organizado pela MISTAKER MAKER - Plataforma de Intervenção Artística, gerou 47 novas obras de arte e levou à vila centenas de visitantes. 

Para Lara Seixo Rodrigues, da organização, este ano o Fazunchar "reforçará a sua presença e ocupação do espaço público, entendido este como o palco mais democrático para expor olhares únicos e renovados sobre os bens culturais, o património e tudo o que de único compõe este território".

Entre as novidades, nesta edição as intervenções são feitas em três novas freguesias, além de Figueiró dos Vinhos.

As intervenções e actividades contemplam PINTURA MURAL, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, INSTALAÇÃO, CONCERTOS, FILMES, acções comunitárias, VISITAS GUIADAS e OFICINAS. Tudo com acesso gratuito.

Entre os convidados desta 2.ª edição do FAZUNCHAR, estarão, para participar em residências artísticas Helen Bur, Tamara Alves, Mantraste e Surma.