Sociedade

Homem detido para cumprir 3 anos e 6 meses de prisão por violência doméstica em Leiria

3 fev 2025 10:05

Condenado nunca cumpriu o plano de reinserção exigido pelo Tribunal de Leiria

homem-detido-para-cumprir-3-anos-e-6-meses-de-prisao-por-violencia-domestica-em-leiria
PSP Também deteve uma mulher para cumprimento de 33 dias de prisão por incumprimento do pagamento de uma multa
Ricardo Graça/Arquivo

Um homem de 36 anos foi detido, este domingo, através da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Leiria, para cumprir de 3 anos e 6 meses de prisão, tendo sido encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Leiria, ficou ainda sujeito à pena acessória de proibição de contacto com a vítima.

Segundo um comunicado da PSP, o homem foi condenado pelo Tribunal de Leiria, pela prática do crime de violência doméstica, cometido em 2022, sobre a sua ex-companheira de 40 anos de idade.

"A vítima relatou que, naquele ano, ocorreram diversos episódios de violência, com puxões de cabelo, apertos de pescoço e desferimento de murros e pontapés em várias partes do corpo, refere a nota de imprensa.

Condenado a pena suspensa, "foram dadas ao detido todas as possibilidades de cumprimento de um plano de reinserção, contudo, o mesmo não colaborou, faltando às convocatórias da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, sem apresentar qualquer justificação pelas faltas".

Por decisão transitada em julgado, em 16 de Janeiro de 2025, foi-lhe revogado o período de suspensão de execução da pena e determinado o cumprimento da sanção. A PSP deteve o homem dando, assim, sequência ao mandado de detenção e condução, emitido pelo Tribunal de Leiria.

 

Multa convertida em 33 dias de prisão subsidiária pelo crime de ameaça agravada

 

Na passada quarta-feira, a PSP também deteve uma mulher de 39 anos para cumprimento de pena de prisão subsidiária, dando cumprimento a mais um mandado de detenção, emitido pelo Tribunal da Comarca de Leiria, Juízo da Marinha Grande.

A mulher foi condenada, por decisão transitada em julgado a 9 de Novembro de 2023, pela prática de um crime de ameaça agravada.

"O crime remonta a Setembro de 2021, quando a mulher, em conjunto com outro suspeito, um homem de 33 anos, criaram um anúncio numa página de internet de conteúdos para adultos com foto da vítima, um homem de 41 anos. A vítima recebeu ainda inúmeras chamadas do suspeito com intenção de o perturbar e ameaçar, sentindo a sua vida privada devassada perante a divulgação e utilização pública da sua imagem", refere a nota de imprensa da PSP.

Na sequência deste crime, a detida ficou sujeita ao pagamento de 250 euros de multa ou, na falta do pagamento, ao cumprimento de 33 dias de prisão subsidiária.

Como não procedeu ao pagamento da respectiva multa, foi encaminhada ao Estabelecimento Prisional de Tires, para cumprimento da referida pena.

A detida tem já antecedentes na PSP, por crimes contra a integridade física.