Sociedade
Imagens da NASA mostram o Pinhal de Leiria e outras zonas queimadas em Outubro
Passa hoje um mês do "pior dia de incêndios" de 2017.
Os dias 15 e 16 de Outubro vão ficar na memória de quem assistiu ao fogo imparável que, em menos de 24 horas, destruiu os mais de 700 anos de história do Pinhal de Leiria e vastas áreas do interior de Portugal.
Hoje, um satélite da NASA fotografou Portugal e, nas imagens, tiradas de cerca de 500 km de altitude, é possível ver as feridas causadas pelos incêndios.
A área ardida aparece sob a forma de imensas manchas castanhas, numa paisagem que é cada vez menos verde, especialmente se comparada com a Galiza (Espanha), a norte da fronteira, e cada vez mais parecida com o relevo seco de Marrocos, no norte de África e a sul de Portugal. VEJA AQUI
Centenas de incêndios deflagraram no dia 15 de Outubro, o pior dia de fogos do ano, e segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.
Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Esta foi a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em Junho deste ano, quando um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos.