Sociedade
Invasão de acácias prejudica regeneração da Mata dos Marrazes
Devagar… devagarinho. Assim vai a recuperação da Mata dos Marrazes, em Leiria, onde as acácias continuam a não dar tréguas, ameaçando algumas das seis mil árvores plantadas no ano passado
Por entre os tubos verdes começam a despontar folhas de medronheiros, carvalhos, salgueiros e freixos, plantados no ano passado na parcela da Mata dos Marrazes mais próxima da Aldeia do Desporto, no âmbito de uma acção de reflorestação promovida por uma empresa.
Ao todo, foram plantadas cerca de seis mil árvores. Nem todas sobreviveram, é certo, mas começam a ver-se alguns sinais de recuperação deste pulmão verde, localizado às portas da cidade de Leiria, doente há vários anos. Há tempo de mais alegam aqueles que cresceram paredes-meias com a Mata, como é o caso de Jaime Gomes.
“Primeiro foi a praga do nemátodo, que limpou metade dos pinheiros. Depois, veio a invasão de acácias”, constata aquele morador, também proprietário de um terreno confinante com a Mata, que o JORNAL DE LEIRIA encontrou a regar árvores que plantou recentemente.
“Não basta plantar. É preciso cuidar. E na Mata muitas vezes isso não acontece”, lamenta, enquanto recorda tempos idos em que este era um pulmão verde cheio de vida e “bem cuidado”. “Havia pessoal adstrito à Mata. A população aproveitava o mato, a caruma e as pinhas. Estava tudo limpo”, conta, reconhecendo, contudo que, depois de anos de “abandono”, j&aacut ...
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.