Sociedade
Investigadora de Porto de Mós recebe prémio internacional
Zita Santos concorreu com Carlos Ribeiro
Natural de Porto de Mós, Zita Santos vai receber, juntamente com Carlos Ribeiro, também da Fundação Champalimaud, o GCLRE Pitol Award, um prémio internacional atribuído pelo Consórcio Global para a Longevidade e Igualdade Reprodutiva.
O objectivo é estudar a ligação entre as mudanças metabólicas e a infertilidade associada ao envelhecimento.
“Com o tempo, as mulheres perdem a capacidade reprodutora. A produção de ovos pára e a probabilidade de se gerar progenia viável reduz drasticamente. Queremos perceber porquê”, explica Zita Santos, que está a desenvolver o seu pós-doutoramento no Laboratório de Comportamento e Metabolismo da Fundação Champalimaud.
Segundo a investigadora, o projecto irá tentar perceber o que acontece aos ovários durante o envelhecimento, procurando descortinar os mecanicismos que estão por detrás do declínio reprodutivo, associado ao avançar da idade.
]O objectivo final é, a partir desse trabalho, “delinear tratamentos baseados na dieta que possam atrasar ou mesmo reverter este processo de envelhecimento”.
Este projecto dá seguimento à investiga&ccedi
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.