Economia

Investigadores do IPLeiria lançam plataforma para turismo mais sustentável

20 fev 2026 11:02

Plataforma ORVE apresentada na BTL, na Arena Talks da Turismo do Centro

investigadores-do-ipleiria-lancam-plataforma-para-turismo-mais-sustentavel
Posto de Turismo de Leiria
DR

A BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market, feira de turismo de Lisboa, vai acolher a apresentação da plataforma digital ORVE – Optimização de Recursos e Valorização da Experiência, que consiste numa solução multifuncional ‘all in one’ baseada numa plataforma e numa app, que une destinos, empresas e cidadãos para um turismo mais sustentável e inovador.

Concebida para apoiar a sustentabilidade dos destinos turísticos, a plataforma foi criada no âmbito do FAST - Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo, liderado pelo pólo do CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche. 

“Os destinos turísticos enfrentam uma forte pressão sobre os seus recursos, com sobrecargas em determinados pontos de interesse, a par do subaproveitamento de recursos em outros locais. Tal situação deve-se, em parte, à falta de integração entre dados ambientais, empresariais e de consumo, bem como à dificuldade das empresas em medir e comunicar práticas sustentáveis e à ausência de reconhecimento claro dos seus esforços”, explica Francisco Dias.

O coordenador científico do FAST e docente da ESTM conclui que "o resultado é um sistema fragmentado, onde turistas, empresas e gestores de destinos atuam em silos independentes, sem acesso a informação fiável e holística. É, por isso, crucial apostarmos na partilha de informação e na promoção da viabilidade das actividades económicas a longo prazo, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e fazendo um uso adequado do território e dos recursos naturais".

Nesta plataforma, os consumidores fornecem dados sobre os seus consumos de energia, água, transportes e pegada de carbono, permitindo às EGD implementar uma Gestão Inteligente da Mobilidade, medir fluxos turísticos e analisar a densidade e pressão turística. Além disso, contribuem com avaliações, recomendações e sugestões, promovendo uma experiência mais informada e participativa, ao mesmo tempo que participam num fórum de partilha de boas práticas e dicas de sustentabilidade, melhorando a experiência turística e oferecendo informação fidedigna a outros utilizadores.

Por sua vez, as empresas recolhem e analisam tanto os consumos individuais dos clientes como os seus próprios consumos globais, criando uma base de dados sólida que apoia uma gestão mais eficiente dos recursos. A integração destes dados permite ultrapassar limitações do modelo tradicional top-down.

No topo da plataforma, as EGD utilizam os dados recebidos para monitorizar impactos ambientais e sociais, gerir a mobilidade turística e implementar estratégias sustentáveis adaptadas à realidade local.

Mais informações sobre o FAST e o ORVE estão disponíveis aqui