Sociedade
Irmã Lúcia ainda sem milagre para a beatificação
Vidente de Fátima faleceu há 20 anos. A data será assinalada com várias iniciativas quer no Carmelo de Coimbra, onde viveu, quer em Fátima
![irma-lucia-ainda-sem-milagre-para-a-beatificacao](https://jornaldeleiria.pt/uploads/x/g/j/lucia-de-jesus-770x470-xgjd.jpeg)
O processo de beatificação da Irmã Lúcia, que faleceu há 20 anos, está num impasse. Quem o admite é a vice-postuladora da Causa de Beatificação e Canonização, a irmã Ângela Coelho, que confirma que, "neste momento, não existe nenhuma graça que apresente características de milagre" e que possa fazer avançar o processo.
A propósito do 20.º aniversário da morte da vidente de Fátima, que se completa esta quinta-feira, dia 13, a vice-postuladora faz o ponto da situação do processo, cujo último desenvolvimento aconteceu em Junho de 2023, com a promulgação do decreto das "virtudes heróicas" de Lúcia de Jesus.
Essa é a penúltima fase do processo que conduz à declaração de santidade. Mas, para que tal aconteça, é necessária "uma graça [milagre] que possa ser atribuída à intercepção" da vidente de Fátima, explica Ângela Coelho.
"Temos recebido comunicações de graças, mas nenhuma que apresente características que permitiam introduzir um processo no Dicastério [para a Causa dos Santos]", acrescenta a responsável, frisando, no entanto, que a postulação continua a trabalhar, nomeadamente, a "produzir literatura para dar a conhecer e divulgar mais a figura da Irmã Lúcia".
O 20.º aniversário da morte da religiosa, que se encontra sepultada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, será assinalado em Coimbra e na Cova da Iria.
Esta tarde, pelas 16 horas, o Carmelo de Coimbra acolhe uma conferência subordinada ao tema "Irmã Lúcia, uma vida entre a Serra d’Aire e o Monte Carmelo", a proferir por Ângela Coelho. Pelas 18 horas, haverá missa, presidida pelo bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, com a presença do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas. Os eventos serão transmitidos através do canal de Youtube da Ordem Carmelitas Descalços.
Já no domingo, dia 16, a mesma congregação, à qual Lúcia de Jesus este ligada cerca de seis décadas, irá assinalar a data em Fátima, com um itinerário que começa, às 14:30 horas, no centro Domus Carmeli. Tendo como guia Ângela Coelho e os frades carmelitas, os participantes são convidados a percorrer os lugares de infância e juventude da irmã Lúcia: Igreja Paroquial de Fátima, Aljustrel e Cova da Iria