Sociedade

Jacinta Almeida, a soprano de Leiria que faz carreira em Paris

5 jun 2016 00:00

Cantora lírica está radicada em França desde 2013

jacinta-almeida-a-soprano-de-leiria-que-faz-carreira-em-paris-4276
Maria Anabela Silva

A falta de oportunidades na área do canto lírico, onde se formou e tem feito carreira, levou Jacinta Almeida a emigrar. Em 2013, fixouse nos arredores de Paris, cidade onde a soprano, natural de Leiria, está envolvida em vários projectos, como o duo Solis Voce, e é professora de canto. Na área da docência, sonha com o desenvolvimento de uma escola técnica.

“Não me refiro a uma escola edifício, mas sim à técnica vocal que, como professora, tento desenvolver com os meus alunos”, explica a soprano. Em Maio do ano passado, Jacinta Almeida regressou, temporariamente, Portugal e a Leiria, para interpretar personagem central da opereta Alda, que subiu ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, 120 anos depois da estreia da peça.

“Desde a Alda não voltei a fazer trabalhos em Portugal”, refere a cantora ao JORNAL DE LEIRIA, admitindo que a falta de mercado e de oportunidades no nosso País pesou “bastante” na opção de se fixar em Paris, cidade onde tem conseguido concretizar vários projectos. Actualmente, Jacinta Almeida encontra-se a montar o Oratoire de Noël, de Camille Saint-Saens para solistas, um espectáculo com coro e quinteto de cordas com harpa e órgão, que pretende estrear em Dezembro deste ano.

A soprano faz ainda parte do duo Solis Voce, um projecto de canto e guitarra que iniciou em 2015 e que partilha com o guitarrista Alexandre Le Nagarde. Também já com mais um ano de actividade está o projecto de música sacra, de canto e órgão, que tem levado a soprano a actuar em algumas igrejas de Paris.

Entre Outubro do ano passado e Março deste ano, a artista teve ainda a oportunidade de cantar os Stabat Mater,de Pergolesi e de Rossini, ao lado da mezzo-soprano Salma Saduk e do quarteto de cordas Les amies de Cuivre. Este é, aliás, o projecto que Jacinta Almeida aponta como o “mais marcante” do seu percurso artístico. Em paralelo com carreira de cantora, em Paris a soprano trabalha com uma associação enquanto professora de canto e chefe de coro. Jacinta Almeida iniciou os seus estudos musicais de piano e canto em Leiria.

“Em pequena queria ser cantora, mas não lírica. Foi o meu professor de piano e de formação musical que me sugeriu ter aulas de canto, pois achava que eu tinha boa voz. Assim, comecei a ter aulas e surgiu a paixão”, conta a soprano. Em 1989, ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, onde fez o curso complementar de canto.

Fixou, depois, residência em Espanha, onde concluiu o Curso Superior de Canto no Conservatório Superior de Badajoz, obtendo a licenciatura em canto com classificação máxima. Venceu ainda o Gran Premio de Honor desse conservatório.

A sua actividade artística tem levado Jacinta Almeida a actuar em países como Espanha, França, Inglaterra, Brasil e Marrocos, com diferentes orquestras e pianistas. Gravou para a RDP – Antena 2, com o pianista Diego Ramos. “Como soprano lírica, o seu reportório incluiu a oratória, ópera, zarzuela e canção, especializando-se na canção portuguesa, brasileira e espanhola”, pode ler-se no seu blogue (jacintalmeida.blogspot.pt).

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.