Viver

Jolifanto bambla ô falli bambla. Leiria recebe a karawane da poesia sonora e concreta

28 nov 2024 20:00

Festejam-se três anos da Paper View. Christian Bök é um dos destaques da primeira edição da Letra, que também conta com performances da sueca Cia Rinne e do português Fernando Aguiar

jolifanto-bambla-o-falli-bambla-leiria-recebe-a-karawane-da-poesia-sonora-e-concreta
Sal Nunkachov, Derek Beaulieu (um dos poetas editados pela Paper View) e Christian Bök
Ricardo Graça

Letra, mostra de poesia sonora e concreta. A primeira edição acontece no sábado em Leiria e é organizada pela Paper View, de Sal Nunkachov. No programa, com leituras, exposições e lançamentos, está o convite para descobrir obras seminais e outras mais contemporâneas, de artistas portugueses e estrangeiros, que vão ocupar temporariamente seis espaços no centro da cidade, sempre com entrada livre.

O canadiano Christian Bök traz ao antigo covil da Preguiça ressonâncias do “futurismo” do início do século XX e a edição inédita de Umlautmachine em disco; a sueca (radicada na Alemanha) Cia Rinne dá voz a “um trabalho minimal de erosão de texto”, que, segundo Sal Nunkachov, “brinca com a fonética das palavras”, em “várias línguas” e com “bastante humor”; Diogo Marques pesquisa “a materialidade da escrita” e Simão Collares explora “a orquestração de um coro”; já a performance de Nuno Moura, acompanhado por um baterista, soa como “uma coisa quase punk”, e a participação de Paula Cortes “é teatro, um monólogo”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ