Desporto

Jordan Santos dá nome ao Estádio do Viveiro, na Nazaré

26 ago 2020 16:27

Melhor do Mundo no futebol de praia é homenageado pela terra onde cresceu

jordan-santos-da-nome-ao-estadio-do-viveiro-na-nazare
Jordan Santos sentado no estádio que agora tem o seu nome
Ricardo Graça/Arquivo

O complexo desportivo que recebe os maiores eventos desportivos nacionais e internacionais dos desporto de areia, localizado na Nazaré, passa a designar-se Estádio do Viveiro - Jordan Santos.

Trata-se da homenagem da Câmara Municipal a um dos mais talentosos jogadores de futebol de praia da actualidade.

“Jordan foi eleito o melhor jogador do mundo de futebol de praia (2019), dias antes de conquistar o título mundial pela selecção, e é o primeiro atleta nazareno desta modalidade a obter tal distinção”, explica Walter Chicharro, presidente da Câmara.

Jordan nasceu a 2 de Julho de 1991, no Canadá. Veio para Portugal aos três meses e aos cinco anos passou a viver com a mãe e a avó materna, na Nazaré, a praia onde começou a praticar a modalidade.

O estatuto de melhor jogador foi sendo construído ao longo de anos de muita prática, apurando qualidades técnicas, disponibilidade física e a versatilidade tática.

E 2019 premiaria o esforço de Jordan com quatro troféus ao serviço do Sporting de Braga: Mundialito de Clubes, Euro Winners Cup, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal. Foi, também, o ano em que foi eleito o melhor jogador da Champions.

Pela selecção nacional, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Europeus de Minsk, venceu o Mundialito, disputado na Nazaré, e sagrou-se campeão europeu na Figueira da Foz, onde seria, de novo, eleito melhor jogador do torneio.

Depois de ter sido eleito o melhor do mundo ainda festejou o título mundial pela seleção. Nesta final, Jordan foi o autor dos três golos que ajudaram Portugal a bater a Itália (6-4).