DEPRESSÃO KRISTIN
Lançada petição a pedir isenção de cobranças por seis meses
Iniciativa sugere a isenção temporária das cobranças e dívidas de serviços essenciais para famílias e empresas afectadas pelo temporal
Uma petição pública a apelar à adopção de medidas excepcionais de apoio às famílias e empresas da região Centro afectadas pela depressão Kristin está a circular na internet, desde 1 de Fevereiro, e esta quinta-feira contava já com quase 3.000 subscritores.
O documento solicita às entidades públicas e privadas que declarem a isenção temporária de cobranças e o perdão de dívidas durante seis meses, relativas a serviços essenciais, como água, electricidade, gás, telecomunicações e impostos, exclusivamente para cidadãos e empresas directamente atingidas pela intempérie.
A tempestade Kirstin deixou um rasto de destruição no distrito de Leiria, causando danos significativos em habitações, infra-estruturas públicas e actividades económicas locais. Muitas famílias, empresas e pequenos negócios enfrentam agora uma situação de vulnerabilidade, considerada pelos promotores da petição como um caso claro de força maior.