Viver
Le Portrait d’un Résistant “As obras de uma revolução são os Homens que ela cria”
Em França, ajudou no acolhimento de outros refugiados de perseguição política
Le Portrait d’un Résistant, em português O Retrato de um Resistente, é o título do mais recente livro de Victor Maria, um autor natural da Marinha Grande e radicado em Saint-Étienne, há cinco décadas.
Numa obra que saiu a tempo da celebração do 49.º aniversário da revolução de Abril, o escritor, agora com 67 anos, leva-nos como testemunhas, nas primeiras experiências políticas da sua vida e no jogo do gato e do rato político contra a PIDE, a polícia secreta de Salazar e de Caetano, que haveriam de ditar a sua fuga para França.
Mas esta é apenas uma pequena história, quase não se dá por ela, num tomo onde o autor preferiu burilar e criar uma teia entre pequenos retratos de outros resistentes e suas famílias.
Lançou mão de cartas, de memórias e até de um diário de cativeiro para efabular, histórias que rodam à volta de Saint-Étienne e de Lyon, a segunda maior cidade de França.
Como escreve o autor do prefácio, Paulo Doubouchet, “as maiores obras saídas de uma revolução são os homens [e as mulheres] que ela cria”. A aventura de Victor Maria, conta o autor, começou, nos idos de 70, do século XX, com o transporte de propaganda clandestina destinada aos operários da cidade
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.