Viver

Le Portrait d’un Résistant “As obras de uma revolução são os Homens que ela cria”

6 ago 2023 18:00

Em França, ajudou no acolhimento de outros refugiados de perseguição política

le-portrait-dun-resistant-as-obras-de-uma-revolucao-sao-os-homens-que-ela-cria
Victor Maria conta com mais de duas dezenas de títulos publicados
Fotografia: Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

Le Portrait d’un Résistant, em português O Retrato de um Resistente, é o título do mais recente livro de Victor Maria, um autor natural da Marinha Grande e radicado em Saint-Étienne, há cinco décadas.

Numa obra que saiu a tempo da celebração do 49.º aniversário da revolução de Abril, o escritor, agora com 67 anos, leva-nos como testemunhas, nas primeiras experiências políticas da sua vida e no jogo do gato e do rato político contra a PIDE, a polícia secreta de Salazar e de Caetano, que haveriam de ditar a sua fuga para França.

Mas esta é apenas uma pequena história, quase não se dá por ela, num tomo onde o autor preferiu burilar e criar uma teia entre pequenos retratos de outros resistentes e suas famílias.

Lançou mão de cartas, de memórias e até de um diário de cativeiro para efabular, histórias que rodam à volta de Saint-Étienne e de Lyon, a segunda maior cidade de França.

Como escreve o autor do prefácio, Paulo Doubouchet, “as maiores obras saídas de uma revolução são os homens [e as mulheres] que ela cria”. A aventura de Victor Maria, conta o autor, começou, nos idos de 70, do século XX, com o transporte de propaganda clandestina destinada aos operários da cidade

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ