Sociedade
Leiria: contestada pavimentação do Polis
Câmara de Leiria diz que o piso tem permeabilidade. Agência Portuguesa do Ambiente vai averiguar.
Depois de meses de obras, as máquinas de pavimentação entraram, na semana passada, no percurso Polis, em Leiria. O resultado está a ser contestado, nomeadamente por arquitectos e urbanistas, que criticam o tipo de piso adoptado.
A Câmara já veio garantir que “não é alcatrão”, mas sim um betuminoso com “elevado grau de permeabilidade”, e que cumpre “as condições estabelecidas pela licença de utilização do domínio hídrico emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Entretanto, a APA que, em 2018, deu parecer favorável ao projecto de requalificação do Polis, revelou, ao JORNAL DE LEIRIA, que irá “averiguar o tipo de materiais que estão a ser implementados em obra”. O objectivo é apurar se são os mesmo que estavam previstos no projecto sujeito a análise e que “eram compatíveis com os ecossistemas em apreço”.
Ao JORNAL DE LEIRIA, a Câmara assegura que a solução adoptada era a que estava na memória descritiva e que garante “uma rápida drenagem de águas em caso de pluviosidade”. O Município refere ainda que o pavimento terá “um acabamento colorido de modo a diferenciar a via ciclável da via pedonal”.
Impacto visual “chocante”
“O impacto visual agora é chocante. Não sei se a pintura o pode minimizar”, afirma a arquitecta Ana Bonifácio, que esteve ligada ao Polis Leiria, lamentando que não tenham sido utilizados “materiais naturais”, como aqueles que estavam no local.
“O Polis foi inaugurado em 2007 e já estava aberto antes. O piso aguentou bem. É normal que, ao fim destes anos, haja necessidade de manter”, reforça a técnica, que chama a atenção para o facto de a pintura do pavimento poder diminuir a permeabilidade do piso.
Quem também não se conforma com a solução adopt
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.