Sociedade

Leiria em Aviso Vermelho devido a agitação marítima

14 nov 2019 09:46

Distritos de Leiria, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão em alerta

leiria-em-aviso-vermelho-devido-a-agitacao-maritima
Agitação poderá dar lugar a um verdadeiro espectáculo na Nazaré
DR
Redacção/Agência Lusa

Seis distritos vão estar sob aviso vermelho a partir das 12:00 de quinta-feira e até à madrugada de sexta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob Aviso Vermelho, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

A partir das 6 horas de quinta-feira estes seis distritos já entraram em Aviso Laranja, devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O IPMA tinha também alertado para uma descida acentuada das temperaturas máximas a partir de quinta-feira, devido a uma massa de ar muito frio, ar polar, proveniente da Irlanda.

Em declarações à Lusa, a meteorologista do IPMA Ângela Lourenço adiantou que se prevê uma descida de oito graus Celsius das temperaturas máximas. Estes valores baixos vão manter-se sexta-feira e sábado, e no domingo espera-se uma subida da temperatura”, disse, acrescentando que, na quinta-feira, “a descida da temperatura não será só acentuada, mas também acompanhada de vento forte”.

Segundo a especialista, está prevista uma descida da ordem dos oito graus nas temperaturas máximas e dois a quatro graus nas mínimas. "Estamos a falar de máximas da ordem dos 13 a 16 graus no litoral e cinco a sete graus no interior. O valor mais baixo será na Serra da Estrela e em Bragança”, referiu.

O IPMA emitiu ainda Avisos Amarelos por causa do vento que irá “atingir principalmente as terras altas do litoral norte e centro com rajadas de 80 a 110 quilómetros por hora na região da Serra da Estrela” e “Aviso Amarelo de queda de neve nas terras do interior norte e centro, em cotas acima dos mil metros”, acrescentou. A neve, segundo o IPMA, deverá cair nas serras do Gerês, Montemuro, Montesinho, Marão e Estrela.