Sociedade
Leiria promove luta contra a vespa asiática
Através da sensibilização, divulgação e construção de armadilhas
O Município de Leiria lançará na sexta-feira, uma campanha de sensibilização sobre a vespa asiática, em colaboração com todas as juntas e uniões de freguesias do concelho.
Em nota, a autarquia dá conta de que a acção de informação contará com a distribuição de folhetos e cartazes sobre o tema.
Com início no dia 1 e a terminar no dia 31 de Julho, a campanha inclui a criação de uma página dedicada à vespa no site do município, e a publicação de diversas informações sobre esta espécie.
Segundo o Município de Leiria, a falta de informação pode conduzir a comportamentos que contribuem para uma maior disseminação da vespa, como, por exemplo, as tentativas de destruição dos ninhos sem os meios e procedimentos adequados.
A campanha explicará as diferenças entre a vespa asiática e a vespa europeia [crabro], a caracterização dos ninhos, as fases do ciclo biológico e a criação de uma armadilha artesanal.
Até 22 de Junho, o Município de Leiria procedeu à destruição de 65 ninhos, principalmente nas Uniões de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e de Marrazes e Barosa, o que representa uma redução de quase 80 % em comparação com o mesmo período de 2021.
Este decréscimo está relacionado com o facto de a população se encontrar mais sensibilizada e atenta e também com a colocação de armadilhas por todo o concelho, que, até ao mesmo dia, já permitiu a captura de 2.975 vespas asiáticas, sendo as freguesias de Amor, Coimbrão, Monte Real e de Monte Redondo as que registam maior número de espécimes capturados.