Sociedade
Mais 4 mil viseiras vão ser oferecidas a médicos, bombeiros e polícias em Leiria
Aliança entre ensino superior e empresas que intermediaram angariação de fundos
O Comando Distrital dos Bombeiros de Leiria, a GNR, o INEM, a Cruz Vermelha, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral, o ACES Pinhal Interior e os estabelecimentos prisionais de Leiria e Caldas da Rainha vão receber gratuitamente 4.000 viseiras de protecção contra o contágio pelo novo coronavírus, fruto de uma angariação de fundos intermediada por empresas e ensino superior do distrito de Leiria.
A oferta é dinamizada pelo Politécnico de Leiria, em conjunto com a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, a CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, a APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, a ACILIS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, o CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e a ARICOP – Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria.
A cerimónia de entrega do equipamento terá lugar na sede dos Bombeiros Municipais de Leiria, às 10:30 horas da próxima segunda-feira, 6 de abril.
Caberá ao presidente da Comissão Distrital da Protecção Civil e presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, formalizar a doação, num momento que contará com a presença de representantes do Politécnico de Leiria, da NERLEI, da CEFAMOL, da APIP, da ACILIS, do CENTIMFE e da ARICOP. "Estas entidades têm vindo a unir esforços, prontificando-se a intermediar a angariação de fundos e a recolha de equipamentos de proteção individual (EPI), para posterior entrega junto de Hospitais, Bombeiros, Centros de Saúde, Lares, entre outras instituições de apoio à sociedade", refere a nota enviada à comunicação social.
"Com esta acção pretende-se reforçar os meios de protecção individual destas instituições, visando sobretudo apoiar quem se encontra na linha da frente do combate à Covid-19. A iniciativa resulta de uma colaboração que junta o Politécnico de Leiria e diversas empresas da região de Leiria, de diferentes sectores de actividade, que têm contribuído para a angariação de fundos e na produção de equipamentos individuais de protecção", lê-se no comunicado.