Viver

Marinha Grande elege busto de Eunice Muñoz como peça do mês de Abril

15 abr 2022 10:45

Actriz morreu esta madrugada em Lisboa

marinha-grande-elege-busto-de-eunice-munoz-como-peca-do-mes-de-abril
Busto esculpido por Joaquim Correia
CMMG

O Município da Marinha Grande divulgou hoje na sua rede social que o busto de Eunice Muñoz, falecida hoje, é a peça do mês de Abril do Museu Joaquim Correia.

“Eunice Muñoz era mais uma amiga sua do ambiente teatral que tão bem conhecia. Depois de muita insistência da actriz, Joaquim Correia acede a retratá-la. Trata-se de uma encomenda particular, cuja execução acontece no seu atelier, em Paço de Arcos. A familiaridade entre a retratada e o retratista ajudou a marcar-lhe na expressão a sua forma de estar em palco”, escreve o município, recordando as palavras de Joaquim Correia numa entrevista à RTP, em Março de 2006.

Nesse programa, o autor refere ainda: “Muito antes de a conhecer pessoalmente, lembro-me dela desde os 14 anos (…) quando eu era estudante em Leiria e depois por aí fora, vi a carreira dela toda. Dizia muitas vezes: ‘Quando é que me fazes o retrato? Quando é que me fazes o retrato?’ Até que um dia combinámos ela vir, aqui, ao atelier e fiz o retrato dela e gostei muito de fazer o retrato dela. Foi um período muito simpático esses dias (…) porque recordámos muita coisa, conversámos muita coisa sobre teatro.”

A actriz Eunice Muñoz morreu hoje, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos, disse à agência Lusa o filho da actriz.

Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, Eunice Muñoz completou em Novembro 80 anos de carreira. A estreia de Eunice Muñoz aconteceu exactamente no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em 28 de Novembro de 1941, na peça "Vendaval", de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, que aí se encontrava sediada.

Ao longo de 2021, contracenou com a neta Lídia Muñoz, na peça “A margem do tempo”, em diferentes palcos do País, numa digressão que também passou por alguns teatros da região de Leiria, que culminou no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em 28 de Novembro, exactamente 80 anos após a sua estreia.