Sociedade
Marinha Grande investe nos passadiços de praia
Vieira e São Pedro de Moel estão entre as praias contempladas

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, dia 19 de Maio, a abertura de concurso público para a reabilitação de passadiço e vedações na Praia da Concha e troço da Estrada Atlântica, com o preço base de 121.120,00 euros, acrescido do IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução previsto de 90 dias.
Segundo a autarquia, "esta intervenção faz parte de um projecto mais amplo de reabilitação dos passadiços ao longo da orla costeira do concelho, que contempla um total de 11 zonas, entre as quais São Pedro de Moel, Praia Velha, Praia da Vieira, Pedras Negras, entre outras".
"O projecto específico para a Praia da Concha prevê a demolição e remoção das estruturas de madeira degradadas actualmente existentes, localizadas na parte norte da praia, seguida da execução de um novo passadiço e escadarias de acesso, garantindo condições de segurança para os utilizadores, nomeadamente banhistas, pescadores desportivos, geólogos e arqueólogos que frequentam a zona", prossegue a Câmara.
"Embora a Praia da Concha não esteja actualmente classificada como zona balnear, devido às condições geológicas das arribas envolventes, esta área mantém uma utilização significativa e uma tradição de ocupação local. A reabilitação visa ainda assegurar que os meios de socorro possam actuar eficazmente em situações de emergência, incluindo o salvamento e recolha de animais marinhos arrojados", explica o município.
Além da recuperação do passadiço, "o projecto contempla, também, a substituição faseada das vedações que delimitam o troço da Estrada Atlântica entre o novo acesso e o Bairro dos Naturais, garantindo a segurança e a adequada delimitação da área".
Também na reunião de dia 19 de Maio, a Câmara da Marinha Grande aprovou a abertura do concurso público para a empreitada de reabilitação de passadiço na Praia da Vieira – Troço 1, fixando como preço base do procedimento o montante de 49.690,00 euros e prazo de execução previsto de 60 dias.
"A intervenção visa reabilitar um dos principais acessos entre a Avenida Marginal e o plano de água da Praia da Vieira, melhorando as condições de mobilidade e segurança para os veraneantes e utilizadores desta zona balnear urbana de grande afluência. O projecto prevê a demolição e remoção das actuais estruturas de madeira degradadas, parcialmente soterradas pela regeneração natural do sistema dunar, bem como a execução de um novo passadiço – com plataformas e escadas de acesso – localizado junto aos balneários Norte", expõe a autarquia.
"A nova estrutura permitirá uma ligação articulada com o passadiço existente a manter, assegurando a circulação segura e fluida", refere a câmara, notando que "esta ação insere-se no plano mais amplo de preservação e valorização da orla costeira do concelho, dando continuidade aos objectivos iniciais definidos pela CCDR Centro, que visavam disciplinar os acessos à praia e proteger o ecossistema dunar".