Viver

Marinha Grande recebe um dos maiores presépios da região

21 nov 2019 11:05

Comboio em movimento é um dos grandes atractivos para os mais pequenos

marinha-grande-recebe-um-dos-maiores-presepios-da-regiao
Exposição inaugura dia 30 de Novembro, no Edifício da Resinagem
DR

O presépio de Filipe Ferreira, já considerado um dos maiores da região, regressará pelo quinto ano consecutivo ao Edifício da Resinagem, no centro histórico da Marinha Grande. A sua inauguração está marcada para dia 30 de Novembro, pelas 17 horas.

Este ano, o presépio ocupará uma área de cerca de 45 metros quadrados, será composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro a representação e a essência desta data, o nascimento de Jesus.

Como é característica do presépio tradicional português, não faltará a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas.

Além da cabana com a representação do nascimento de Jesus,poderá ser visto um mercado com inúmeras barraquinhas; tascas e tabernas; ofícios como o de ferreiro, carpinteiro ou oleiro; uma área mais reservada aos trabalhos rurais com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento, a vindima e a pisa das uvas, os currais dos animais com as galinhas a picar o milho, entre outros, e uma área dedicada às festas e romarias, onde além da igreja não faltam os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, também em movimento.

Para dar mais vida à mostra, existem dezenas de elementos com movimento, entre eles, moinhos, poços com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um oleiro a moldar o barro. Não falta também um parque infantil ou um lago com patos em movimento e até os guardas no castelo.

A água também marca presença com novas cascatas e várias fontes de água, bem como o comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre os mais pequenos, com uma estação, onde pára, para entrada e saída dos passageiros.

Para a edição de 2019 foram elaboradas novas peças, algumas delas com movimento, como é o caso dos rebanhos de ovelhas, ou dos homens a jogar às cartas e até a chegada dos reis magos à gruta. Houve também a construção de novas oficinas de ofícios mais pormenorizadas, entre muitas outras novidades que tornam este presépio singular na região.

O presépio poderá ser visitado até dia 10 de janeiro de 2020, de terça-feira a domingo, das 10 às 13horas, e das 14 às 22 horas.