Sociedade

Matemática no lar da Misericórdia de Leiria ajuda cérebro “a trabalhar”

4 jan 2025 09:00

Estimular as capacidades cognitivas dos idosos e, ao mesmo tempo, “desmistificar o ‘bicho papão’ da Matemática”, são alguns do objectivos do projecto dinamizado por docentes do Politécnico de Leiria

matematica-no-lar-da-misericordia-de-leiria-ajuda-cerebro-a-trabalhar
Projecto ajuda a recuperar conhecimentos adquiridos no passado
DR
Maria Anabela Silva

Falar do teorema de Pitágoras, ângulos e frações com idosos? Sim, acontece. É no lar de Nossa Senhora da Encarnação, da Misericórdia de Leiria, através de um projecto dinamizado por docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), com sessões mensais que estimulam as capacidades cognitivas dos idosos e, ao mesmo tempo, contribuem para “desmistificar o ‘bicho papão’ da Matemática” e promover a “auto-satisfação” dos participantes.

“É bom para pôr o cérebro a trabalhar”, atesta José Rodrigues, de 78 anos, que realça o facto de o projecto ajudar a activar a memória. “À medida que vamos fazendo os exercícios, relembramos coisas que estavam esquecidas”, afiança o utente, enquanto vai completando os exercícios sobre numeração romana, o tema da sessão presenciada pelo JORNAL DE LEIRIA. Distribuídos por três grupos, cada um acompanhado por um docente, os utentes começam por receber fichas de exercícios e cartões de apoio que podem ir consultando.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ