Sociedade
Favas há muitas, mas as das Meirinhas têm um festival que acontece este fim-de-semana
Quinta edição do Festival da Fava acontece este fim-de-semana, com animação, concertos, caminhada e gastronomia
"Vamos à fava!” O convite é feito pela aldeia das Meirinhas, cuja junta de freguesia volta a promover o Festival da Fava, entre os dias 10 e 12 de Maio, junto ao salão das coletividades desta localidade.
A ementa, desta quinta edição, é composta por vários pratos à base da leguminosa, mas haverá também lugar, durante os três dias, para artesanato, uma Caminhada da Fava, no domingo, dia 12, e animação.
Durante o evento, a organização espera confeccionar cerca de uma tonelada de favas.
Na noite de sábado para domingo, a cabine de som está entregue aos dj Bagunçada.
No domingo o desfile de concertinas e o almoço será ao som do Grupo da Escola de Concertinas de Carlos Barbosa.
O Festival da Fava encerra na tarde de domingo com a actuação de Ruizinho de Penacova.
Fora do palco, os visitantes podem assistir a uma demonstração culinária, que usa a fava como base para a confecção de iguarias gastronómicas ou adquirir artesanato e produtos regionais em cerca de duas dezenas de expositores.
Em 2023, forma servidas perto de um milhar de refeições, segundo dados da junta de freguesia, e este ano, a expectativa é superar o número-
A ementa de favas serve um prato diferente todos os dias do evento, mas o tradicional “Favas à Meirinhas”, guisado de favas com entrecosto, enchidos e ovo escalfado, pode ser degustado nos três dias do certame.
Haverá sempre mais um prato de carne e outro de peixe acompanhado da leguminosa.
Na organização do Festival da Fava, além da autarquia local estão envolvidas as colectividades da freguesia. A Associação Recreativa de Meirinhas, Associação de Pais, Associação Lar da Felicidade dinamizam as tasquinhas e repartem os lucros obtidos.
Esta é uma forma de a Junta ajudar as as associações e grupos que têm apoiado o Festiva da Fava.
Entre as novidades previstas para este ano, está a abertura do Espaço Favolas, para entreter as crianças, que ficam à guarda de monitores voluntários, numa iniciativa dinamizada pela jovem presidente de junta.
"Esta é uma forma de promover o voluntariado juvenil, o espírito comunitário e a responsabilização de jovens e adolescentes", refere-se numa nota da junta de freguesia.