Sociedade
Misericórdia de Fátima abre centro de dia para doentes de Alzheimer
Na região, a valência só existia em Pombal.
O “sonho” da Misericórdia de Fátima- Ourém foi sendo alimentado nos últimos anos, com a constatação da “inexistência” de respostas na região.
A concretização aconteceu agora, com a abertura do centro de dia para doentes de Alzheimer, o primeiro do distrito de Santarém e o segundo da região (em Pombal já existe uma estrutura semelhante).
Com capacidade para 15 utentes, a nova valência funcionará de segunda a sexta-feira, prestando apoio não só aos doentes, mas também aos familiares.
Fernanda Rosa, provedora, explica que o projecto nasceu da “falta de repostas locais para uma necessidade que afecta, de forma crescente” a população.
A responsável frisa que, com esta especialidade, “não se pretende segregar os doentes”, mas antes “estimular e prolongar as suas competências e capacidades, para melhor integração social e familiar”, promovendo também a sua qualidade de vida por mais tempo.
O centro de dia, que irá funcionar num espaço cedido pela paróquia de Fátima, proporcionará apoio psicossocial e reabilitação cognitiva, que favoreça o “retardamento” dos efeitos da doença. Segundo a provedora, a estratégia passa por uma “intervenção pessoal”, assente em “planos individualizados” que actuam em áreas como terapias de orientação, treino cognitivo nas áreas da atenção, memória, linguagem e raciocínio, treino de habilidades motoras ou “reeducação comportamenta
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.