Economia
Moldes: Know-how e rentabilidade “interessante” atraem novos investidores
A médio prazo a tendência será de concentração nesta indústria, onde predominam ainda as pequenas e médias empresas
Potencial de desenvolvimento, reputação positiva do ponto de vista da competitividade, níveis de rentabilidade “historicamente interessantes” e know-how são alguns dos motivos que ajudam a explicar o interesse de investidores externos ao sector, explanou José Carlos Gomes sábado passado, num dos painéis do X Congresso da Indústria de Moldes.
O gestor da GLN, empresa da Maceira que foi adquirida pela Gestmin em 2017, afirmou que a entrada de um novo accionista traz “desafios muito grandes”. Quem chega tem de compreender as particularidades da actividade e do contexto. Por outro lado, e porque normalmente as empresas de moldes têm uma gestão muito personalizada nos seus fundadores, quem compra “tem de gerir este processo com cuidado”.
Ligar as visões de quem está e de quem entra na empresa, lidar com a ortodoxia de processos (“sempre fiz desta maneira, por que hei-de fazer diferente agora?”) e implementar uma gestão de recursos humanos ajustada são outros dos desafios, apontou o orador, que lembrou que há novos investidores a mostrar interesse no sector.
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria.
Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?