Sociedade
Moradores de São Jorge assustados com expropriações
Fundação Batalha de Aljubarrota pretende avançar com pedido de declaração pública.
A Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA) vai pedir declaração de utilidade pública para a expropriação de sete prédios situados em cerca de dois quilómetros quadrados, nas imediações da Capela de São Jorge e do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. Esta é a decisão que está a ser anunciada por carta registada a cada um dos proprietários. Os moradores estão assustados.
Segundo uma das cartas a que o JORNAL DE LEIRIA teve aceso, além dos valores suportados pela FBA com cada expropriação, a Fundação explica aos proprietários os fundamentos do requerimento de utilidade pública da expropriação, contidos em acta do Conselho de Administração da FBA.
“Finda a intervenção paisagística, e numa terceira fase, a FBA pretende implementar um plano de musealização da nova área a intervencionar através da ampliação dos percursos exteriores actualmente existentes, permitindo o acesso à vertente nascente do planalto onde se desenrolou a batalha, permitindo ao visitante uma mais fácil leitura dos conteúdos internos do CIBA, através da visualização directa da orologia do terreno e da vegetação existente à época do seu aproveitamento e em termos de estratégia militar”, justifica a FBA.
“Para a concretização deste projecto multidisciplinar será necessário proceder à expropriação de um conjunto de sete prédios, muitos deles contíguos a outros entretanto já adquiridos pela FBA ao longo do tempo”, expõe a fundação.
Neste âmbito, a FBA apresentou ao Ministério da Cultura, em Junho de 2016, um Plano de Caracterização Global e Sectorial da Zona Central do Campo de Batalha de Aljubarrota “com vista a obter um parecer quanto à fundamentação de um futuro processo de expropriação”. Sobre este plano, já em Fevereiro deste ano, foi emitido um parecer favorável por parte da Direcção Regional de Cultura d
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.